sexta-feira, 2 de junho de 2017

Plano de Estudos para as questões de História no Enem: veja como se preparar!

plano-de-estudos

Para o professor de História do Colégio Bandeirantes (São Paulo), Pérsio Santiago, as questões do Enem procuram abordar os temas de forma diferente dos padrões existentes nos vestibulares.

Sem decoreba! Para arrasar na prova de História no Enem é preciso focar na interpretação de dados e imagens.


Vejamos:

Com base na análise das questões de História no Enem dos últimos quatro anos, é possível perceber algumas tendências. Por exemplo, das 72 questões dedicadas à disciplina, 61% falam sobre a história do Brasil, enquanto 39% abordam a história geral. Percebeu a força de estudar a história do Brasil. Mas, não dá para relegar a história geral.

Na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio a distribuição das questões de História  no Enem pode ser mapeada em cinco grandes áreas: 1 – Direitos humanos, minorias, índios e negros; 2 – Autoritarismo e Democracia; 3 – Temas clássicos (Absolutismo, II Guerra, Imperialismo, Imigração, etc.); 4 – Patrimônio Cultural;  5 – Economia.

Abordagem Interdisciplinar – Nas questões de História nas provas do Enem também é possível encontrar informações de outras ciências humanas (Política, Geografia, etc.), o que lhes dá um caráter interdisciplinar. Não se esqueça de que a abordagem da prova também mudou muito nos últimos anos. Hoje, o que se espera não é mais que o aluno tenha as datas na ponta da língua, mas sim que seja capaz de compreender contextos e interpretar imagens e textos.

Interpretação: Uma das habilidades mais importantes neste tipo de prova é a interpretação. Para enfrentar questões com imagens, textos e documentos de época, é fundamental que você analise os detalhes e compreenda o contexto em que aquele material foi produzido.

Imagens: Quando encontrar uma imagem, procure observar detalhes que remetam ao período em que ela foi criada. Compreender as referências já contribui com, pelo menos, 40% da questão. Por exemplo, na prova de 2013 aparecem caricaturas de Dom Pedro II em dois momentos de sua vida: juventude e velhice. A resposta estava nas informações adicionais, que possibilitavam a compreensão do período em que foram produzidas.

Textos: Já quando o teste vier acompanhado por um texto, leia primeiro o enunciado da questão, pois, muitas vezes, a resolução independe do texto. Se mesmo assim você precisar ler, já saberá exatamente o que procura.

Documentos de época: Assim como na interpretação das imagens, o mais importante na análise de um documento é compreender o cenário em que ele foi criado. O que estava acontecendo naquele momento?

Fonte: Blog do Enem

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...