sexta-feira, 18 de novembro de 2016

7 documentários para professores de história.


Postado por: 

Olá, leitores!
É sempre interessante criar alternativas diferentes para ensinar, alguns professores usam aparelhos tecnológicos, como por exemplo o tablet, outros preferem dar aulas fora da sala de aula e outros preferem usar filmes e documentários para complementar a matéria. Cada um faz da sua maneira e como acha mais inspirador para os alunos, se gosta de documentários e acha que eles podem ajudar os estudantes, não deixe de ensinar assim.
Separamos alguns documentários para professores de história, mas se não éprofessor de história e procura algum documentário, pode ter certeza que vai achar muitos e para todas as matérias. Tentamos variar o assunto, por isso vai encontrardocumentários para professores com a história do Brasil, mas também vai achar relatos do Desastre de Chernobyl e até história antiga como Os Etruscos.
Está pronto para conhecer vários documentários para professores de história que vão acrescentar muito mais interesse e conhecimento aos alunos? Então pegue papel e caneta e anote o nome dos documentários:

Começando pela história do Brasil

Colônia, Boris Fausto


O documentário tem cerca de 30 minutos e conta a história do Brasil na época de colônia, é interessante pois está bem resumido. Nosso país viveu como colônia por muitos anos e é complicado explicar tudo o que aconteceu, mas com o documentário bem resumido e explicado seus alunos vão compreender essa parte da história.
República Velha, Boris Fausto

Mais um documentário de Boris Fausto, ele também tem cerca de 30 minutos e conta os acontecimentos da república velha. Será que seus alunos sabem um pouco sobre esse assunto? Ele é importante e muitas vezes cobrado em vestibulares.
Regime Militar, Boris Fausto

O Brasil viveu momentos intensos há pouco tempo atrás e muitas pessoas começaram a citar o regime militar. É importante conhecer essa história para poder tomar boas decisões no futuro, um país que não estuda história não consegue entender a si mesmo, porque desconhece suas raízes. Só assim podemos construir um bom futuro, por isso, ensine história para seus alunos.

Mais documentários

Os Etruscos (Os Prazeres do Mundo Antigo)

Eles estavam aqui há 3 mil anos, os etruscos foram um povo misterioso que prosperava na Itália. Estavam bem a frente do seu tempo, eram ricos, elegantes e sofisticados, adoravam banquetes e festas. Tinham grandes frotas de navios e isso os transformavam em negociantes implacáveis.
O Desastre de Chernobyl: Discovery Channel

No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de energia nuclear Chernobyl explodiu na Ucrânia. Esse documentário fala sobre esse desastre que mostra uma batalha contra o tempo, durante oito meses depois da explosão da central nuclear, 800.000 jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis trabalharam para tentar moderar os efeitos da radioatividade.
Che Guevara

Provavelmente seus alunos já ouviram falar desse cara, o documentário mostra um pouco da história desse homem e quando um soldado boliviano atirou em Ernesto Che Guevara em Outubro de 1967. Esse soldado não imaginou que criaria uma lenda, depois de morto ele se tornou um mito, um dos ídolos do século 20.
Nostradamus, Profeta da Destruição

Mais um pouco de história antiga. Nostradamus foi um homem que não se enquadrava em seu tempo, ele acreditava que viajava ao futuro, foi e ainda é chamado por muitos como rei dos profetas, seus seguidores conjuram visões do Armagedom e do apocalipse pela simples menção do seu nome.
Todos os documentários citados podem contribuir para suas aulas, por mais que alguns não sejam tão cobrados, como o de Nostradamus, conhecer um pouco da história é muito interessante e só irá acrescentar. Não deixe de conhecer um pouco sobre esses assuntos e passar para seus alunos, pode ter certeza que eles vão curtir esse tipo de atividade em sala de aula.
Além disso, depois dos documentários podem surgir discussões sobre o tema e isso vai envolver ainda mais os alunos. Se tiver algum documentário de história interessante para compartilhar deixe nos comentários, vamos gostar de saber.
Até logo!

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...