quarta-feira, 27 de abril de 2016

5 Livros sobre a Ditadura Militar no Brasil em PDF



A referida obra faz uma abordagem clara dos anos de chumbo que assombraram o Brasil durante os anos de 1964-1985. Mas o autor busca aprofundar suas pesquisas e faz um corte temporal ainda maior (1964 - 2014), onde o mesmo faz uma releitura dos últimos acontecimentos, fazendo com que esses fantasmas do passado insiste em despertar num Brasil contemporâneo. 

BAIXAR O LIVRO



O autor mergulha nas páginas empoeiradas do passado brasileiro, num período onde a liberdade de expressão e direitos humanos haviam sido negados, onde a lei era ditada pelo regime de repressão. A obra narra justamente os vinte e um anos de silêncio e retrocesso na história do Brasil. 




Compreender a forma de construção, desenvolvimento e condição do processo ditatorial é o problema central deste livro. O mesmo tem como proposta demonstrar que, tanto no plano objetivo quanto no subjetivo, encontram-se fartos elementos para caracterização do período de 1964 a 1984 como uma ditadura e não como uma situação autoritária. Assim, além de representar vasto instru-mento de pesquisa, este livro é também leitura importante para quem deseja conhecer mais sobre a história deste país






"A história da ditadura militar se tornou, nos últimos anos, uma área forte da pesquisa historiográfica nas universidades, mas ainda não se constituiu como ponto importante do currículo do ensino fundamental e médio. Esse livro pretende ser uma contribuição para os professores trabalharem esse "tema sensível com os adolescentes e jovens adultos das escolas brasileiras."






Esta publicação digital é parte do livro Os presidentes e a República: Deodoro da Fonseca a Luiz Inácio Lula da Silva, editado pelo Arquivo Nacional. Para o sítio Memórias Reveladas são destacados os presidentes que se relacionam ao período de exceção instalado a partir de março de 1964 e que perdurou até 1985. Essa edição compreende desde o mandato de João Goulart, destituído em março de 1964 pelo golpe militar, à eleição de Tancredo de Almeida Neves, que, apesar de não haver assumido o cargo, marcou o início do processo de redemocratização do Brasil. Os presidentes e a ditadura militar contém dados biográficos dos mandatários do país, acompanhados de informações acerca dos acontecimentos políticos e econômicos e das principais manifestações culturais do período, que contextualizam suas gestões. Com base nos acervos textuais e iconográficos sob a guarda do Arquivo Nacional, revelam-se diferentes aspectos sobre as lutas pela democracia e pela defesa dos direitos humanos, seriamente acometidos pela ditadura instaurada no Brasil.

Postar um comentário

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...