terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Inauguração do Cine São Luiz em 26 de março de 1958 - Fortaleza/Ceará




Foi um evento de porte em Fortaleza. Iniciada em 1938, a construção só foi concluída no final da década de 50. O Cine São Luiz teria sua inauguração solene a 26 de março de 1958, às 21h30min, apresentando o filme Anastácia, a Princesa Esquecida. 
Para a imprensa e alguns convidados especiais, a Empresa Luiz Severiano Ribeiro concedera o privilégio, dois dias antes da abertura oficial, de conhecerem o cinema, quando foi exibido o filme “Suplício de uma Saudade”. A inauguração oficial é mostrada nesse documentário feito pela Atlântida. Reparem no aeroporto, nas autoridades da época, nos vestidos de noite, nas personalidades em evidência, e verão um recorte fiel da elite de Fortaleza de 1958.

Situado na Praça do Ferreira, à Rua Major Facundo, foi projetado por Humberto da Justa Menescal, tendo sua decoração em gesso, teto e paredes laterais, ficando a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. Da pintura ficou encarregado Shaffer e Harvath. O hall para a platéia e para o balcão com suas escadarias tem o piso e o revestimento em mármore de Carrara e três grandes lustres de cristal da Tchecoslováquia na parte inferior e cinco menores, na sala que leva ao balcão.
Em decorrência do longo período para conclusão da obra, torna-se difícil a sua caracterização arquitetônica dentro de um estilo. O Cine São Luiz apresenta elementos “Art Decó” tardios, bem como elementos neoclássicos.
A sessão inaugural, muito concorrida, aconteceu às 21 horas do dia 26 de março de 1958, sendo a renda revertida em benefício da Campanha de Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia e Asilo do Bom Pastor. Estiveram presentes à Avant - Prèmiere o Sr. Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do Cine São Luiz e demais autoridades locais.a programação se estendeu pelo período de um mês, sendo projetado um filme a cada dia.
Da data de sua inauguração até os dias atuais, o Cine São Luiz em exercendo importância no lazer e na vida cultural do nosso estado.
Protegido pelo Tombo Estadual segundo a lei n° 9.109 de 30 de julho de 1968, através do decreto n° 21.309 de 13 de março de 1991.

Dos arquivo do Cine São Luiz.

ASSISTA AO VÍDEO HISTÓRICO DE INAUGURAÇÃO
26.MARÇO DE 1958 - FORTALEZA-CEARÁ.


Vídeo do Canal do You Tube de Leila Nobre.



FotosDos arquivo do Cine São Luiz.

Vídeo: Canal do You Tube de Leila Nobre.

Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...