sábado, 9 de janeiro de 2010

FATOS QUE MARCARAM O DIA 09 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA


09 de janeiro de 1693 - Um terremoto divide a Sicília em mais de 60 aldeias e povoados, causando a morte de 50 mil pessoas.

09 de janeiro de 1822 – Dia do FicoDom Pedro I decide ficar no Brasil e não retornar a Portugal.

Dia do Fico deu-se  quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta aLisboa, ficando no Brasil.
Por volta de 1821, quando as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a idéia de transformar o Brasil de novo numa colônia, os liberais radicais se uniram ao Partido Brasileirotentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.
Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, eles pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas. Foi então que, contrariando as ordens emanadas porPortugal para seu retorno à Europa, declarou para o público: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil.
Este episódio prenunciou a declaração deindependência do Brasil que viria a ser proclamada em 7 de setembro de 1822.

09 de janeiro de 1837 - O poeta russo Pushkin é gravemente ferido em um duelo.

09 de janeiro de 1861 - O Estado de Mississipi se separa da União norte-americana para fazer parte da Confederação dos Estados do Sul.

09 de janeiro de 1863 - Inauguração do Metrô de Londres, primeiro trem subterrâneo do mundo, de sete quilômetros de comprimento.

09 de janeiro de 1872 – A Guerra do Paraguai chega ao fim com o Tratado de Paz entre Brasil e Paraguai.

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.
O Brasil assinou um tratado de paz em separado com o Paraguai, em 9 de janeiro de 1872, obtendo a liberdade de navegação no rio Paraguai.
O conflito iniciou-se quando o governo imperial brasileiro, com a concordância da Confederação Argentina, após um ultimato, interveio militarmente no Uruguai, a fim de consolidar sua posição hegemônica na região e impor um governo uruguaio colorado transigente com os fortes interesses dos criadores rio-grandenses no norte daquele país. A reação militar do Paraguai a essa intervenção gerou o desencadeamento da guerra.
Paraguai, que antes da guerra atravessava uma fase marcada por grandes investimentos econômicos em áreas específicas, encontrava-se, então, sob a presidência de Francisco Solano López, que reagiu à interferência brasileira no Uruguai declarando guerra ao Brasil, já que a deposição do governo uruguaio autonomista "blanco" significava a hegemonia brasileira e argentina plena sobre o Prata, pondo fim nos fatos à autonomia nacional paraguaia, com o condicionamento da sua saída ao mar, através do rio Paraná.
BrasilArgentina e Uruguaialiados, derrotaram oParaguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Brasil enviou em torno de 150 mil homens à guerra. Cerca de 50 mil não voltaram — alguns autores asseveram que as mortes no caso do Brasilpodem ter alcançado 60 mil se forem incluídos civis, principalmente nas então províncias do Rio Grande do Sul e de Mato GrossoArgentina e Uruguaisofreram perdas proporcionalmente pesadas — mais de 50% de suas tropas faleceram durante a guerra — apesar de, em números absolutos, serem menos significativas. Já as perdas humanas sofridas peloParaguai, são calculadas até em 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome. Esses números são porém considerados excessivos, considerando-se que a população do país na época não chegaria possivelmente ao meio milhão de habitantes.

09 de janeiro de 1913 - Nasce Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos.

09 de janeiro de 1923 - Pela primeira vez se faz um vôo num helicóptero. O autor da façanha, realizada na Espanha é Juan de la Cierva.

09 de janeiro de 1941 - A Columbia Broadcasting System realiza a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores.
Observação: A foto acima datada de 1970 foi o lançamento da Motorola no ano citado.

09 de janeiro de 1942 - II Guerra Mundial: a ofensiva russa chega à zona oriental de Smolensko.

09 de janeiro de 1959 - Nasce Rigoberta Menchú, na Guatemala, defensora dos direitos humanos. Prêmio Nobel da Paz 1992.





09 de janeiro de 1970 - O dragão da maldade contra o santo guerreiro, de Gláuber Rocha, é escolhido para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Na época o cineasta declarou que não tinha interesse em participar da seleção.

09 de janeiro de 1984 - O parlamento da Jordânia é convocado pela primeira vez em dez anos.


09 de janeiro de 1988 - Cientistas do Instituto Whitehead, de Boston, conseguem isolar o gen responsável pelo sexo humano e localizar o cromossomo "Y", que está presente somente nos homens.

09 de janeiro de 1996 - Rebeldes chechenos capturam 2 mil russos e ameaçam matá-los caso suas exigências não sejam aceitas pelo governo.

09 de janeiro de 2000 - O presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, é reeleito com 91,9% dos votos.


FONTES: Wikipedia e terra.com
FOTOS: google imagens e acervo pessoal.
PESQUISADOR: Artur Ricardo - Historiador.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Artur Ricardo.
Foi uma grata satisfação encontrar um culto talentoso historiador.
Estive fazendo um tour pelo seu espaço do saber, e fiquei muito bem impressionada.
Muita material e conteúdo vasto.
Obviamente, como gosto de história, ficarei grata em poder visitá-lo mais vezes e preencher as lacunas do saber, que são infinitas.
Hoje,dia 09 de Janeiro de 2010, houve mais um fato importante, um divisor de águas, o meu ingresso ao seu espaço cultural, que só tem a acrescentar.
Obrigada pela chance de me tornar sua leitora.
Um abraço afetuoso
Regina Goulart

Lisboa disse...

Parabéns pelo elaborado blog! Posts interessantes; cultura e história! Gostei muito e visitarei mais vezes!
Obrigada pela sua visita ao meu espaço:
"Um lugar onde o tempo não pára..."
Um abraço,
Nereida

Jeferson Cardoso disse...

Olá! Com licença; sou Jeferson, um homem comum que gosta de escrever. Quando tenho um tempo saio em visitas a blogs, seguindo sempre a seta que aparece no auto da pagina inicial (próximo blog>>). Posso afirmar que é uma experiência “deliciante”.
Quando encontro um blog bem legal como o seu eu posto um comentário e deixo o convite para que conheçam o http://jefhcardoso.blogspot.com . Pela proposta de seu blog creio que poderá encontrar algo em minha sessão em preto e branco, que data de novembro ou mesmo nas mais atuais.

Parabéns por seu blog e desculpe a intromissão.
Abraço: Jefhcardoso>>de blog em blog.

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...