quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FATOS QUE MARCARAM O DIA 06 DE JANEIRO AO LONGO DA HISTÓRIA


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "uns magos" que, segundo ohagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior,Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépiose por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.



06 de janeiro de 1412 - Nasce Joana D'Arc, heroína e padreira da França. 
 Joana d'Arc (em francês Jeanne d'Arc) (Domrémy-la-Pucelle6 de janeiro 1412 — Ruão30 de maio 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliadosingleses.
Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.
Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica.
Em 9 de maio de 1920, cerca de 500 anos depois de sua morte, Joana d'Arc foi definitivamente reabilitada, sendo canonizada pelo Papa Bento XV - era a Santa Joana d'Arc. A canonização traduzia o desejo da Santa Sé de estender pontes para a França republicana, laica e nacionalista. Em 1922 foi declarada padroeira de França. Joana d´Arc permanece como testemunha de milagres que pode realizar uma pessoa, ainda que animada apenas pela energia de suas convicções, mesmo adolescente, pastora e analfabeta, de modo que seu exemplo guarda um valor universal.

06 de janeiro de 1449 – Constantino XI é coroado imperador do Império Bizantino.

06 de janeiro de 1502 é descoberto Ilha Grande no Rio de Janeiro.

A exemplo do Rio de Janeiro, que foi batizado em 1o de janeiro de 1502, quando o chefe da primeira expedição exploradora, o navegador André Gonçalves, supôs ser, a baía da Guanabara , a desembocadura de um grande rio, batizando-a Rio de Janeiro, a baía da Ilha Grande, também foi confundida, pela mesma expedição, em 6 de janeiro do mesmo ano.

Navegando pelo o canal existente entre o continente e a Ilha Grande ( a expedição não imaginava ser uma ilha e portanto não foi batizada ) , julgavam estar entrando em uma enseada. Ao chegar às proximidades da atual cidade de Angra dos Reis, verificou-se o engano: não era uma enseada (angra) mas, por ser o dia em que a Igreja Católica comemora os Santos Reis Magos, ficou a localidade batizada como Angra dos Reis, embora a fundação oficial da cidade tenha se dado em 1608.

Naquela época, a região era habitada por índios, que com o tempo foram sendo escravizados pelos portugueses que foram ocupando as aldeias existentes em locais onde hoje temos: Mangaratiba, Ilha da Gipóia (em frente a Angra dos Reis) e Paraty.


DEDICO ESSE DIA A TODOS QUE MORREM NA TRAGÉDIA DE ILHA GRANDE  E ANGRA DOS REIS. JESUS OS CONFORTE! 

 06 de janeiro de 1838 – Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jérsei - EUA.

06 de janeiro de 1927 – Os Estados Unidos invadem a Nicarágua.

06 de janeiro de 1963 - Plebiscito  foi uma votação popular realizado em 1963, no Governo João Goulart.
Na época, Jango, vice-presidente de Jânio Quadros, fez uma visita à China, além de uma condecoração oficial à Che Guevara (que eram socialistas), houve medo por parte das elites do país que assumiram o poder. Em seu regresso ao Brasil, ele foi impedido de assumir o cargo, após a renúncia de Jânio Quadros. Fora implantado no Brasil, durante a viagem, o sistema parlamentarista, com isso, Jango propôs uma votação para que se decidisse qual sistema político vigoraria definitivamente no Brasil, a oposição aceitou.
Nesse dia no Brasil, a população definiu que voltava a vigorar o sistema presidencialista.


FONTES: WIKIPEDIA, SITE DO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE E GOOGLE NOTÍCIAS.
FOTOS: GOOGLE IMAGENS E ACERVO PESSOAL.


PESQUISADO POR: ARTUR RICARDO - HISTORIADOR. 

Um comentário:

Adinalzir disse...

Caro Artur Ricardo

E hoje sendo Dia de Reis. É hora de retirar os enfeites natalinos... Rsss.

Meus parabéns pelo blog e pela criatividade dos textos. E muito obrigado por me seguir!

Abraços, :-)

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...