quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

BATURITÉ TAMBÉM FOI PALCO DA CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR EM 1824.



Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, de caráter emancipacionista (ouautonomista) e republicano ocorrido em 1824 no Nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora do governo de D. Pedro I (1822-1831), esboçadas na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país.
dissolução da Assembléia de 1823 e a outorga da Constituição de 1824 geraram de imediato uma violenta reação na província de Pernambuco.
As Câmaras Municipais de Olinda e de Recife já haviam negado aprovação àqueles atos do imperador alegando que assim agiam movidas pela (...) "desconfiança não pequena em que se acham todos os habitantes desta província (...), receando (...) o restabelecimento do antigo e sempre detestável despotismo, a que estão dispostos a resistir corajosamente".
Este descontentamento também já atingia outras províncias no Norte e no Nordeste do Brasil. Nelas, avolumavam-se os comentários de que o Rio de Janeiro havia se transformado numa "nova Lisboa" dominada por portugueses que oprimiam e prejudicavam os brasileiros. Na província de Pernambuco - em Recife, especialmente - a crença generalizada de que os portugueses exploravam os "patriotas pernambucanos" teria sido um dos motivos que deflagrara a Revolução Pernambucana de 1817.

Igreja onde foi colocado todo o armamento da guerra "Confederação do Equador".
EM BATURITÉ NO CEARÁ

Igreja Matriz de Baturité é um templo católico no estilo bizantino gótico com predominação no barroco construída no século XVIII situada no município de Baturité, estado do Ceará.
Antes da fundação da cidade, os índios Jenipapos e Canindés, os primeiros habitantes da Região, já cristianizados, adoravam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Assunção. A denominação de Nossa Senhora da Palma (Padroeira do Município), foi criada em 08 de maiode 1758, mas, só foi instalada en 19 de Junho de 1762, sendo o seu primeiro Vigário Patrício Joaquim.
A construção da Matriz foi iniciada às custas dos cofres públicos sob a direção de Francisco Xavier de Medeiros, o mestre que também edificou a Matriz de Canindé. Construída no século XVIII, possui arte bizantina com predominação do barroco sendo a única paróquia no Brasil a apresentar estas características.
igreja dispõe de duas naves, sete altares, três sinos e um grande relógio público. Comporta até 3 mil pessoas. No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artístas da região: Raimundo Siebra e Pe. Luis Bezerra.
Em 1824, durante a Confederação do Equador, a igreja foi transformada em depósito de pólvorae depois de armamentos e munição.
Hoje a igreja encontra-se bastante modificada na sua parte interior, pois as sucessivas reformas não obedeceram aos planos originais.

Bibliografia


PESQUISA REALIZADA POR ARTUR RICARDO - ESTUDANTE DE ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DO BRASIL - INTA - FORTALEZA/CE.







Nenhum comentário:

HISTÓRIA DE PACOTI - CEARÁ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...